domingo, 28 de dezembro de 2008

O Prefácio de Mares d'Alma

Por Jorge Castela:
Prefácio

"E assim acontece este mar

“Mares d’Alma” acontece no mar alto, onde as águas se misturam, onde o infinito de Deus se cruza com o desejo de infinito da autora, Elsa Sequeira.
“Mares d’Alma” acontece no mar alto da sua vida, numa idade que já reuniu as experiências necessárias para ter vontade de as espalhar pelos ventos e pelas marés. São os ventos onde voa a sua imaginação. São as marés que ora a enchem de alegria ora lhe levam a mesma cor da alegria.
Não quero arvorar-me de autoridade para fazer análises psicológicas, mentais, espirituais ou afectivas. Limito-me a interpretar literariamente as palavras que escreve a partir do conhecimento que me chega através de uma amizade de poucos anos, mas de muitas palavras, escritas e partilhadas.
Não é ao acaso que o livro se chama “Mares d’alma”.
Quem conhece a autora sabe que ela contém um “turbilhão” dentro de si, algo que hoje é assim e que amanhã vai mais além. Ela assume a vida com altos e baixos, dores e alegrias, problemas e soluções, crises e capacidades, loucuras e clarividências. Mais do que procurar um sentido na vida, ela procura sentir a vida. Por isso sente tudo consoante a sua circunstância. Por isso sente tudo de forma intensa e tudo acontece como no mar. Tudo acontece nos seus poemas com silêncios, tempestades, murmúrios, sonhos, naufrágios, salvamentos e muita vida, uma vida feita de seres que quase ninguém conhece a não ser quando mergulha nas profundezas desse mar.
Porque a sua vida é um “turbilhão, nunca este livro se poderia resumir num “Mar d’alma”

“No mar me perco
e no mar me encontro,refúgio de todas as horas!”
(poema “Encontrarei…”)

Quem não a conhece, pode perceber os “mares d’alma” na repetição constante de palavras com significados diferentes e com emoções diversificadas, descobrindo assim que o sentir e pensar da Elsa Sequeira é um constante vai e vem. Tal como as ondas.

“é aqui que venho,
todos os dias
lançar as minhas emoções,
peço-lhe que as leve
e que as traga,”
(poema “Espalhando emoções”)

Pode parecer que a autora possui uma personalidade paradoxal. Mas é, na realidade, uma personalidade rica, que nas palavras deste livro encontrou a forma mais natural de dizer e de descobrir quem é: “caminhar”, “chorar”, “palavrear”, “existir”, “encontrar”, “ser”, “navegar”, “desenhar”, “escrever”, “ver”, “sentir”, “passear” são alguns dos muitos verbos que aparecem substantivados ou em diversas conjugações verbais e que demonstram o seu anseio em descobrir “para quê e porquê?”, “com quem e para quem?”, “como?”.
Ela faz uma viagem pela existência, mas uma viagem que se faz mais nas águas que nas terras, que se faz mais a voar que pisando terra. Uma viagem de vai e vem. Tal como as ondas.

“que vai e vem”
(poema Livre…)

Por isso, mesmo quando não lemos “ondas”, sentimo-las em cada poema deste “Mares d’alma”. Por isso muito silêncio e muitas palavras. O vai e vem constante de palavras, gestos, emoções, sentimentos. Ela tanto pensa assim como pensa mais além. Por isso encontramos neste mar os “Mares d’Alma”. Por isso o seu encontro consigo mesmo está neste mar.

“Não me lances à terra
Lança-me ao mar
Porque aí quero renascer…”
(do poema “Quando eu partir…”)"

Jorge Castela, Padre – Diocese da Guarda -

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um presente!

Partilho convosco um presente que recebi, sinto-me pequenina para tanta "coisa"...mas, é um presente e eu recebi-o de braços abertos e com alguma emoção...


"Palvras soltas sobre o belo "Mares d'Alma"
Não vou exagerar. Sem elevações e baixos. Vou ser sincero e muito solto

Belo "Eu"..."Eu" que voa pela imensidão se entregando ao vento, de forma despreocupada e ... yes freedom! "Eu" que caminha -na procura- pelos seus pensamentos até à alma, até à paz. "Eu" que pega no aprisionamento da mente (pensamentos e vida) saltando para uma experiência rica e liberdade mais aromática.

Linda Elsa passeando descalça pela praia vendo seus pés sentindo a maresia da areia fina e delicada.(...)Sorrisos, lágrimas, cores, muitas cores...pretas e azuis...assim pinta o quadro da vida, da sua vida (Elsa).Silêncio da saudade trespassando as muralhas...gritando à alma: "não vás passado, n vás saudade...eu sou porque fui e serei pq sou!" medo libertador na/pela luz...


Linda união entre Elsa e o Mar...lindo fio...Amor e Dor.Muitas vezes há uma troca de tempos-espaços...a Elsa é o Mar, e o Mar a Elsa, "o mar que quer beijar a areia no beijo fugidio..."(pag.28) ... (esta troca é fenomenal)

Elsa, perfume...maresia, crianças, sorrisos, sonhos...Happiness! Natureza tocante, azul fascinante. procura.

Adoro a triologia patente no livro, Elsa-Mar-Deus. Triologia intensa.A humilde Elsa que caminha sendo ela, sendo sempre ela, mesmo quando a incompreensão beija a solidão.Partilha, Altruísmo, Amor...brilham na alma de Elsa.

Elsa, peregrina sem medo...!(...)A felicidade estampada em Elsa no sentimento da fina areia. O consolo da luz no gelo da noite.O encaixe mais profundo, revejo a Elsa na Lua e no Mar.

Vento que toca e deixa ser tocado, que vai e volta. (lindo)´ (aparte: de momento ouço Madredeus...e como bate profundo na minha mente...sinto a Elsa correndo pela praia alegre, cheia de luz, com as crianças...o mar sorrindo...e Deus chorando)

Mesmo perdida não deixa de procurar. Corajosa Elsa.Lágrimas que caem lentamente pelo recomeço. Ohh no...Recomeçar do zero? Ohh não...! Abraça-me Mar, abraça-me...!Angústias! Leva-as meu querido azul companheiro.Caminho na solidão e dor, mas caminho (sim caminhas peregrina, sim és corajosa dear Elsa).

Grito pela compreensão...sinto que sou muda, mas grito na mesma...!

Coração magoado pela perda dos sonhos. Onde estão os meus sonhos. Onde...!...please...(procura incansável sem retorno...)

Antes do meu bom Pai chamar quero que me abraces profundamente (meu) querido azul.

Primavera de conforto. Sorriso. Cores. Criança embalada no colo (de Elsa). Alegria fustigante estampada no seu rosto.

Desistir? No!! Não! Deus protege-me. (Deus te protegerá sim, és uma 'menina' que Ele adora imenso). Ele acalmará as tuas... "emoções galopantes" (pág. 81)"

...um sorriso que vale mais que um diamante e uma esmeralda menos que uma palavra, e duas mãos unidas muito mais que o ouro..." - Belo, belo...como é lindo tua alma Elsa...! Fascinante...!

Rendo-me.(...)Coração que sofre pelos anjinhos de Darfur. Deus não os esquece dear Elsa.

My son, I love you! Meu sangue, meu queridinho...meu filho. (linda prenda Deus te deu, uma dádiva que tu Elsa abraças com todo o amor).

Admito sem reservas, fiquei muito emocionado com a leitura deste livro da querida e amável Elsa, de tal modo que meu coração pingou pelas folhas 22 e 34.(...)

Termino dizendo, "Sonho que o Mar deitou à terra, a nós...!", obrigado Elsa, muito obrigado. Linha temporal:Deus-Elsa-Vida-Mar-Vento-Lua-Criança...!

Porra, um livro que me tocou muito...! Porra um livro que deixou um desejo irresistível de estar, ver, sentir o Mar.Choro Elsa, acredita, choro e invejo-te! És um ser humano indescritível.

p.s. sorry pelo meu pacato e errante comentário."
Obrigado Paulo!
By Paulo Fontes

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mares d'Alma já chegou ao Brasil!!!!


"Elsa, Ontem fui buscar um pacote no correio. Imagina qual foi a minha surpresa receber o teu livro! Ao chegar em casa, pude ler Mares d'Alma com os olhos e com as mãos. Apreciamos muito a tua dedicatória. Senti-me lisonjeado com o convite impresso para o lançamento, apesar de eu obviamente não ter podido ir. Muito obrigado! Beijos," Felipe Fanuel

Obrigado Felipe!

**

A Paula também já leu Mares d'Alma

e deixou-me as suas palavras:

"Confia em ti...

Naquilo que és...

Naquilo que pensas

Naquilo que sentes...

Naquilo que precisas...

Acredita no teu valor.

valoriza o teu EU...

Porque tu serás sempre TU!

Adorei o livro, Parabéns!"

Obrigado Paula!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

As opiniões dos que já leram Mares d'Alma!



O António Ricardo continua a surpreender-me...
Aqui ficam algumas fotos!
Aproveitou também para tecer
o seu primneiro comentário a Mares d'Alma:
"Quanto mais leio Mares d'Alma ...
mais gosto do que escreves
e fico grato pelo dia que "te" descobri..."
António Ricardo
A Glória também já me enviou o seu comentário...
"Gostei muito! Nele vejo o Mar além de todo o mar...a lonjura além de todo o horizonte...o Vento forte e a Brisa suave que parecem não só nascer dentro de ti, mas também te envolvem, te desgrenhamos cabelo e escorregam das tuas mãos para o papel, dando-nos notícia de Sentimentos e Vida onde o Amor é "marca d'água"...
Por imaginar que o teu livro seria tudo isto, por aquilo que já ia lendo no teu "blog", é que me dispuz a fazer uma viagem de regresso a casa, percorrendo os dois catetos de um "mapa" em vez de usar a hipotenusa...mas valeu a pena porque pude abraçar-te e à Cátia e ter o privilégio de trazer "Mares d'Alma, ainda fresquinhos e a saltar...beijo...Glória

Ps ...é que a Terra é redonda e todos os caminhos vão dar onde a gente quer...desde que nos disponhamos a percorre-los..."
A Paula Raposo, também já leu...
"Já li o 'mares d'alma'.
Simples e com sentimento
como deve ser a Poesia.
Gostei imenso.
Continua...
Muitos beijos"
Paula

Agora é a vossa vez!!!
Conto convosco!!!

Obrigado por todo o vosso carinho!
Ah! E continuem a surpreender-me!!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Alegria da Chegada!


Alguém hoje quis registar o momento da chegada de Mares d'Alma...




"Olá
Hoje, recebi o teu "SONHO", quando depois de almoço me dirigi à caixa do correio ao ver o teu livro, fiquei tão contente e disse para comigo : "Obrigado meu DEUS, existem pessoas boas e amigas sem mesmo nunca se terem conhecido" a minha "Alma" ficou tão leve e serena e fui para o local ( o meu MAR) onde quase todos os dias (sempre que posso) vou repousar e ler um pouco, mas desta vez foi aí que inaugurei a leitura do teu livro, bem haja..... (...) Entretanto vou te enviar algumas fotos que tirei aquando a minha "inauguração" do Mares d'Alma..."










Obrigado António Ricardo!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Olhares sobre Mares d'Alma...



"Mares d'Alma", é um retrato fiel do "poeta espontâneo", abandonado ao fluir inesgotável do que o coração dita, onde as palavras saltam como por magia e vão-se fixando no papel, imunes a todas as "vírgulas" da vulgaridade.
É uma espécie de espelho, através do qual se vislumbra o que dentro de nós existe de mais profundo e de fluente: espanto, alegria súbita, pranto e desassossego.
Os mais esquivos ou mais teimosos dos nossos silêncios e tudo o que, sob o signo da inquietude "arde" na nossa alma, ganha expressão em cada um dos poemas da Elsa Sequeira.
Dr.Correia , Jurista


Uma das coisas que mais me espantou quando comecei a navegar no mundo dos blogues foi encontrar tantos blogues de poesia e alguns com tanta qualidade. Encontrei - e continuo a encontrar - pessoas anónimas que escrevem poemas lindíssimos nos seus blogues, ao nível do que melhor se fez e se faz na poesia e na literatura em Portugal! Poemas que poderiam rivalizar - no bom sentido - com os maiores poetas e autores de poesia de língua portuguesa... E não estou a exagerar se disser que os poemas da Elsa estão entre os melhores - mas mesmo os melhores - que encontrei neste mundo virtual!

José Alex Gandum, Jornalista


O mar, sempre o mar, a água à qual pertencemos, as palavras ordenadas… quem já teve o privilégio de privar deste fluir de sensações interiores feita escrita, já não há nada a dizer, aos outros, simplesmente saboreiem e bebam deste explodir de sentimentos puros que este livro nos transmite em cada palavra, cada frase, cada poema, cada MAR D'ALMA.
Carla Nunes, Administrativa
In - Mares d'Alma -

sábado, 6 de dezembro de 2008

Descobrindo Mares d'Alma!



(Clika na imagem para ler)




Vou também deixar o 1º poema de
Mares d'Alma que foi dado a conhecer
ao público...declamado
pelo Rui Rodrigues
no dia da Apresentação:

Hoje, só hoje


Hoje quero estar em mim
e para mim
na linha ténue
de um desejo,
ergo-me
e agito-me
grito e
calo o mundo!
Quero ouvir-me
paro o sol
e vejo a noite
que hoje
e só hoje
é minha...
Fico no fundo de mim
flutuando
no momento quieto
em que um frémito
me invade
e sinto o estilhaçar
de um desejo
longínquo
e oiço
parada
silenciada
as vozes que se calam
para ouvir
a tua voz…

E... algumas imagens do maravilhoso público que esteve presente:








quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O meu discurso!

· É com muita emoção que vejo este salão repleto de rostos amigos, obrigado por terem vindo!

· Mares d’Alma, já nasceu! Mares d’Alma é o sonho que acalento desde criança…e hoje o sonho é tornado realidade…e vós sois testemunhas! Foi um longo caminho…de risos e de lágrimas, de felicidade e desespero, de forças e fraquejos, de amar e amar … e de rostos…muitos rostos que foram passando na minha vida e que de algum modo a foram marcando…Nos meus poemas…não encontrareis a palavra Deus…mas Ele está presente em cada um…basta ler com atenção!

· Os agradecimentos estão todos aqui (mostrar livro), mas não posso deixar de agradecer À A.C.S.R.F.R. na pessoa do seu presidente – José Luís Pires – que acreditou e assim foi possível erguer a obra, juntamente com os apoiantes do projecto – IPJ e Câmara Municipal!
Ao filho e marido, meus pais, ao Sr.Pio que semjpre em tempo record
respondia a todas as minhas solicitações fotográficas, ao Luís, que tem
uma cultura diferente da nossa, ele é Inca! Mas colaborou também
através das suas pinturas, e aqui ficou provado que as diferenbças
nunca separam, mas só enriquecem! Agradeço ao Padre Rui
Rodrigues que magnificamente apresentou Mares d’Alma, ele que é o
autor do epílogo;
O meu agradecimento também para o autor do Prefácio...o
"aperitivo" de Mares d'Alma, mas também a sua análise
“milimétrica" levada aos mais ínfimos pormenores de uma forma
espectacular foram conduzidos pelo Padre Jorge Castela, que é padre
na Diocese da Guarda, é o responsável da Pastoral Juvenil da Guarda,
elemento da Banda Jota, mas acima de tudo é um Amigo que quis
embarcar neste Mar!!! Ele não esta presente, porque esteve em
Coimbra no Festival Nacional da Musica de Mensagem!

· Mares d’Alma tem apenas um poema dirigido a uma pessoa que todos a podem identificar…o meu Filho Tiago…palavras… para quê?

· Mares d’Alma…é abraçado por esta paisagem lindíssima que se chama Rejaf…”Um sítio paradisíaco” situado em Juba no Sul do Sudão – África – o seu Autor - José Vieira – encontra-se lá em Missão, é Missionário Comboniano e meu amigo pessoal, e possivelmente a pessoa que mais acompanhou e me entusiasmou em cada poema meu… a ele devo também muito deste momento e quero deixa-lo aqui expresso!

· Mais uma vez obrigado a todos!

Nomeadamente à Cátia que veio de propósito de Sintra, para participar neste momento, ela que tem estado ali a trabalhar! Foi ela também que ajudou na elaboração dos power points que visionamos!

· Já falta pouco para todos vós abraçarem Mares d’Alma!


Elsa Sequeira
Retaxo, 1 de Dezembro de 2008



terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um pouco do Lançamento de Mares d'Alma...



Estava muito frio...mas ainda assim muitos foram os meus amigos que quiseram estar presentes, que quiseram ser testemunhas desde momento de felicidade, do concretizar o meu sonho!!

Muitos que eu não via há imenso tempo...mas que naquele momento...estavam presentes! Fiquei muito feliz e até emocionada pela moldura humana!!





A mesa foi composta por (da esquerda para a direita):


- Drª Fernanda - representante do Delegado Regional do IPJ


- Drª Cristina Granada - Vereadora da Cultura -


Representando a Câmara Municipal de Castelo Branco


- José Luís Pires - Presidente da Associação C.S.R.F.de Retaxo


- Eu...


- Padre Rui Rodrigues - Apresentador de Mares d'Alma


- Henrique Tomé - Secretário e representante da Junta de Freguesia de Retaxo


Como podem verificar...

Na mesa não havia um único livro...

Nem na mesa...nem em qualquer sítio visivel...

Não Havia LIVRO????

Mares d'Alma chegou...pelas mãos do meu Filho Tiago,

ao som da música - The Mass - do Grupo Era, e iluminado

por duas tochas que brilhavam na escuridão,

pelas mãos da Ana Tomé e da Marisa!
Foi um momento muito forte...

que se viveu...logo no início!!

As emoções subiram de tom...

e, eu...recebia das mãos do meu tesouro

Mares d'Alma e rosas!


E...foi com muita emoção que mostrei aos presentes...

o rosto de Mares d'Alma!!!

E...depois de distribuidos os livros pelos presentes na mesa,

foi altura de viosnarmos o power point

com a mensagem dos amigos ausentes!

E...seguiram-se os discursos!




Henrique Tomé...




José Luís Pires...






Drª Cristina Granada...

Drª Fernanda...




E...a apresentação do meu livro...pelo meu AMIGO - Rui Rodrigues - !

Que o fez de uma forma maravilhosa, usou analogias magnificas para

situar Mares d'Alma...a mim e aos meus poemas!!

E surpreendeu-me ainda com a declamação de um deles

- Hoje só hoje -

Obrigado Rui!!

Estiveste 20 estrelas!!!


(A foto do meu discurso publicarei posteriormente,

porque neste momento ainda não a tenho trabalhada...

para vos compensar, publicarei nesa altura o meu discurso...)


Foi então altura de seguirmos para o pequeno "espectáculo"

com artistas magnificos...OS AMIGOS!!



Declamação do poema - Por ti...paro um pouco -

por Natália Escada!



O homem do leme...pelo João Pedro -



Declamação do poema - Quando eu partir -

por Helena Pinho!


Nesta altura as palavcras de apreço, estima e amizade do Nuno,

em representação do Corpo de Escutas 624 de Cebolais de Cima,

e seguiu-se também por eles - Coro de Stª Cruz - o tema

- Voa bem mais alto -


Declamação do poema- Mansão do silêncio -


por Cátia Azenha -


( A Cátia foi a menina que me ajudou bastante na elaboração


de todos os powers points e esteve sempre de serviço, durante a festa!


para além de ter vindo de propósito de Sintra para este momento...


Obrigado Cátia!!!)


Entretanto houve um momento musical composto pelo Rui Alves,

gravado em cd...

Foi a adpatação do meu poema - meninos do Darfur -

Obrigado Rui!

Que no final foi declamado pelo José Luis Pires!



(Entretanto...também falta a foto do momento musical

oferecido pelo Rui Rodrigues...publicarei em breve!)



E... parece que estavam terminadas as surpresas...

quando um certo menino...

que passou o fim de semana a dizer-me

que iria para Coimbra no Expresso das 18:30...apareceu...

e eu disse... - Eu sabia que ias cá estar!!! -

E juntamente com - outros Caminhantes da Paz -

Aparececeram...com discurso, cheio de carinho e amizade, e com um ramo de flores


para a "patroa"!!



Foi também um momento de grande emoção...


pois com eles partilho parto da minha vida!


Mas...ainda havia mais surpresas...



O meu marido - José Luís -

oferecia-me uma caneta...

e um cartão que me emocionou tanto...

que o tornei publico naquela altura...

pedi-lhe licença, claro!

E o Cartão dizia...

"Parabéns, pela tua 2ª Obra Prima...

estou orgulhoso de ser o pai do teu filho!"


E... depois...acabou-se a boa vida..

ahahaha!


Foram autografos e mais autografos,
tantos que fiquei com dor no pulso!
Foi maravilhoso!!
Não poderei jamais esquecer este dia!!
Agradeço de coração a todos que participaram, quer no livro,
quer nos bastidores do programa, na realização do programa,
e a todos que estiveram presentes!!!
(Faltam ainda muitas fotografias...
Entrega dos livros aos mesu pais
e a todos os que participaram, entre outras!!!
Mas, publiquei já as que tinha pois sabia-vos desejosos de ver algo!!)
Continuarei logo que possive!
**
Aproveito ainda para vos informar que
Mares d'Alma tem o preço de 7 €
e pode se rencomendado ou para o meu mail pessoal














domingo, 30 de novembro de 2008

Oa Amigos que não puderam vir...





Elsa, obrigado pela graça de nos conduzir à navegação nas águas mais profundas da vida…

porque a leitura de Mares d'Alma é uma aventura a lugares ainda inexploráveis dentro de nós. Vida eterna para Teus versos!"
Com carinho,
Felipe






Elsinha querida, um grande oceano nos divide em distância, mas neste dia tão importante e especial da tua vida quero juntar-me a ti em espírito e partilhar desse teu grande sonho que se tornou realidade... E desejar-te as maiores felicidades. O teu coração lindo, humilde, bondoso e cheio de amor, foi a inspiração de todos esses poemas, por isso o teu Mares d’Alma será um sucesso!








Para terminar deixo-te uma frase da Eleanor Roosevelt que se enquadra bem no acontecimento de hoje: "The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams". (O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos)

Beijinhos Teresa Calcao …… Freehold New Jersey USA




A nossa amiga Elsa Sequeira continua a impressionar-nos com a sua dedicação e entrega à causa pública de que mais carece a humanidade: Paz, Amor, Solidariedade e justiça social.
E continua a elevar bem alto e de forma alargada e abrangente, a sua entrega em prol desses valores tão humanos, onde se inclui a sua dedicação em prol do povo martirizado de Darfur.
Essa entrega e dádiva constante que enriquecem a alma, o coração e o pensamento, desabrocharam sensível e delicadamente na sua arte de comunicar pelas mãos da poesia.
Os nossos parabéns e um sentido obrigado por mais esta dádiva.
Zé Rosa Faria de Pedrouços – Maia –






Querida Elsa,

Sabes como as palavras são sempre insuficientes para dizer o que sentimos, mas vou tentar!
Neste dia gostaria de estar aí para te dar o meu forte abraço e com ele expressar toda a ternura e carinho que sinto por ti!!!





Estou feliz por ti, pois conseguiste realizar mais este sonho da tua vida! Continua a sonhar e a confiar sempre nos amigos que tens à tua volta! É porque confias desta forma que sempre eles estão presentes, mesmo na ausência!
Estou com uma vontade enorme de ler o teu "Mares d'Alma"! Neste dia o mundo fica mais rico, porque lhe dás um pouco mais de ti, da tua linda alma!
Um grandioso abraço GIGANTONE, que o Deus da vida esteja sempre contigo e te encha de todos os seus dons para os distribuíres pelo mundo!
Sandra Dantas – Funchal






Maninha, infelizmente a distância aliada ao trabalho não me vai deixar estar presente pessoalmente na apresentação desse teu trabalho fantástico, que fui acompanhando, ainda que de longe. Um trabalho que foste sonhando e idealizando, um trabalho que começou a ganhar forma. Hoje cá está ele, um pedaço de ti. Quem te conhece vai-te encontrar em cada página, pois cada palavra tua dizem quem tu és e aquilo que és.


O tempo passa… Começamos a falar pois em comum tínhamos um “blog católico”, entretanto os laços da amizade começaram a dar as primeiras laçadas e a criar alicerces fortes e maduros. Nuno Monteiro (Nahar) – Vilar de Andorinho – Gaia -







Se estivesse contigo ia sorrir-te... dizer-te pelo meio da falta de palavras: Parabéns... pelas palavras... pelas conquistas... pelo toque no coração de tanta gente... Parabéns por ti.





Continua. Não desistas nunca dos teus sonhos porque neles constróis a realidade de ser exemplo... de ser feliz.
Força!
Micaela- Coimbra





Mares de Alma:

O lugar, a profundidade do encontro consigo próprio e com a razão do existir humano: criado para amar e louvar o seu Deus e Criador.








O mar evoca os momentos de turbulência, mas também a grandeza de horizontes, a paz que somos convidados a viver e a transmitir. O mar liga uma terra à outra, nós somos pontes de fraternidade.

A Alma é o lugar onde se decide amar ou odiar, dar a mão ou ser indiferente...

Elsa, obrigado por partilhares a grandeza que Deus te deu!

Pe Quim, mccj. - Londres





Elsa, se eu estivesse aí, a primeira coisa que fazia era dar-te um grande abraço juntamente com um sorriso enorme!É tão bom ver como Deus continua a chamar para as mais diversas missões, e a ti deu-te uma tarefa grande: a de espalhares a Sua Palavra e o Seu amor através do teu testemunho de vida.

Obrigada por tudo o que tens feito!

Nem imaginas o quanto Ele está feliz por ti!





Um beijinho muito grande!
Jacinta Correia – Alqueidão da Serra

P.S: Juntas na Fé e na Missão






PARABÉNS

Que um livro não seja apenas um marco na tua vida, mas o início da realização de todos os teus sonhos. Parabéns!
No dia 1 de Dezembro, comemora também o seres tu.
Comemora ser a pessoa especial que és, que representas, e tudo o que tens feito.
Porque seres tu é algo também para ser comemorado.
Mais do que comemorar , há que se comemorar as experiências, as alegrias e até os desafios, que nos fazem crescer em busca da felicidade. Parabéns!








Elsa,

Neste momento inolvidável da tua vida não poderia deixar de te felicitar pela obra “Mares D’Alma”.

Muito é dito e escrito sobre o livro e a empresa da sua execução, e no entanto nada melhor do que uma citação que me pareceu apropriada para esta ocasião, do Padre António Vieira, que, como só as pessoas excepcionais conseguem, sintetiza e metaforiza o sonho.






“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”.

Beijinhos,

Celma Nogueira…..Porto














Estimada amiga

Por razões de força maior, eu e a Mariana não podemos estar presentes no lançamento do teu livro, em 01/12/08.

Sei que vais compreender se considerares que as nossas responsabilidades profissionais são diferentes da maioria dos cidadãos.

Fica, no entanto, a certeza de que nesse dia estaremos , em pensamento, em sintonia com a a alegria que deves sentir.

Para mim é uma alegria inexplicável o facto de ter acompanhado a tua ansiedade, determinação e espírito de bem servir o próximo.

Um livro é a garantia da nossa "eternidade" terrena porque os livros, por norma, multiplicam-se e deixam por cá - na terra - o nosso cunho pessoal, a nossa maneira de estar e pensar. Se é legitimo a alma pertencer apenas ao Criador, o mesmo não acontece com um livro que, quase sempre, é parte de alguém que podemos "tocar", beijar, abraçar...

Não fiques triste pelo facto de não estarmos presente. Sei que vais ter muitos amigos em cujos ombros encontraras o abrigo para todas as emoções que resultarão do momento importante que se avizinha.
Paulo Jorge …………… Beja




Elsinha,


Parabéns Elsa pelo lançamento do teu primeiro livro! Eu sempre acreditei que este dia haveria de chegar! Lembraste? E olha que este será o primeiro de muitos outros livros que irás escrever ao longo da tua vida...

O sucesso do que escreves, é o simples facto de o fazeres com a alma!... Tu és uma pessoa maravilhosa, especial, com um coração do tamanho do Universo... é um privilégio ter-te como minha amiga! Agradeço a Deus a nossa amizade.

Que este dia fique na tua memória e na de todos os presentes como o dia em que a Elsa Sequeira, Discípula de Jesus, realizou um dos seus sonhos de criança...."O sonho comanda a vida..." Tu sonhaste e o sonho tornou-se realidade!

Desculpa por não estar a teu lado neste dia tão importante para ti, mas acredita que o meu coração está unido ao teu... Desejando-te o maior sucesso no lançamento deste teu primeiro livro...

Deus te abençoe minha amiga.

Beijinho recheado de amizade sincera e enorme carinho,

Florbela Alves
(Cacém – Sintra)




Eu sonho... Não. Almejo... Não. Creio... Sim. Em um mundo onde o céu está na terra, porque gente como você existe.




Como não estar contigo neste teu sonho? Amo-vos.
Ana palitto – S.Paulo – Brasil –



Menina,

Este momento é certamente muito importante para ti e para todos os que te acompanham, ou tentam acompanhar, no dinamismo e entusiasmo da tua vida. És um furacão que põe toda a gente a mexer.





Estou certo que este OCEANOS DE ALMA, perdão, Mares d' Alma, refletirá muito do que é a tua busca perene e sempre maior do sentido da liberdade, da abertura ao universal e sobretudo aos outros; das relações simples, honestas e verdadeiras; mas também a responsabilidade exigente do compromisso pela dignidade humana e tudo o que de maior e melhor tem a pessoa: a Vida.

Bj e coragem

Pe.Leonel Claro ………. Maia





Parabéns pelo passo que deste de partilhar com o mundo os teus Mares d'Alma.
Tenho a certeza de que todos ficaremos mais ricos com as tuas palavras, que, de certeza, revelam o teu coração lindo e a tua alma generosa. Segue sempre em frente com o teu Anúncio com a vida.



Beijinhos desde a Cidade Invicta para ti.
Mi…. Porto




Querida Elsa,
Deus tem das suas, e encontrar uma amiga como tu foi claramente mão d’Ele. A vida leva-nos aonde Deus quer, e agora estou aqui, em Oeiras. Ao longe, oro por ti, e fico muito feliz por ver um teu projecto concretizado



Em espírito, estou aí, e confio que sentirás o meu abraço apertado!

Do teu amigo,
Diogo………….. Oeiras
Querida Elsa
Os teus poemas, como tu inteira,
São um canto à liberdade.
A liberdade
Cuja raiz tronco direito ramos flor e fruto
E a espera de nova geração
São o Amor.
O AMOR-PESSOA,
Que te liberta das garras do Medo
E te molda
Como a MULHER
Capaz de transformar
Mil “bocadinhos”
De coisas e loisas
Em PROJECTO de Vida.
A irradiar
Alegria e Nova Coragem
Para tal multidão de irmãs e irmãos
Que a não saberias contar!
De verdade,
É no Amor
Só NELE,
Que podes dizer:
“Quero inundar
Avassalar
Tudo
Ao meu redor”.

Pe. Claudino




Amiga Elsa!

Os sonhos quando são concretizados dão um colorido especial à vida.
Que o dia de hoje se revista de uma cor luminosa que te encha a alma de satisfação.
A ti, Elsa, minha primeira amiga do lado de lá do monitor do meu computador, cuja escrita me seduziu e me impulsionou a aventurar-me no mundo dos blogues para lá ir deixando a minha marca… hoje, envio o meu carinho e gratidão na forma desta singela mensagem.
O meu coração está contigo num abraço apertado de felicitações.

Muitos beijinhos repletos de amizade!
Fa Menor




Elsa,

Fico muito feliz por saber que o teu sonho se tornou realidade. Conheço-te há muito pouco tempo, mas
é como se te conhecesse desde sempre. Obrigado a ti, por seres quem és, e a Deus, por nos ter feito conhecer. Muitas felicidades para este dia tão especial. Tu mereces.

Nelson Viana
(Albufeira)






Hoje és a Estrela Maior
Onde o teu Sonho Salta
com Lágrima e Sorrisos

ao Som das Palmas
que te Enaltecem...

Reticências de Um Sonho

Advérbios Sorridentes
e Verbos com sabor a
Framboesa
E os Pronomes com amor

Uma Estrada Aberta a Tua frente



A pronuncia adocicada dos sentidos
e a Carícia da Tua Alma

Que Emana Sopros de
Conjugam o Grande Sonho

Recheado de Cores
De Amizade
De Cumplicidade
De Olhares sentidos
e de Sabores Perfumados

Que Transparece
a Bela Mulher que És!

Hoje Faz-se o Sonho
Mares D'Alma

Parabéns Elsa

Um Beijo Doce e Um Abraço Apertado
Tem um Feliz dia Querida Elsa!

Andreia, Aveiro



Cativar... é melhor palavra para caracterizar a Elsa! Cativa... através da sua maneira de ser, da maneira como se exprime e também através da interacção com os outros.
Eu desejo que através do teu livro venhas a cativar muitos mares de pessoas. estas mesmo não te conhecendo vão ter acesso ao mais intimo do teu eu, pois este transmite a cada palavra que escreves!!!
Para terminar deixo uma frase de Saint-Exupéry: "Tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Felicidades!!!

Manuel António. Retaxo………. Mas Hoje em Proença-a-Nova nos Convívios Fraternos




Elsa queridaaaaaaaaaaaaa, espero que te encontres tranquila nesta contagem decrescente para o lançamento do teu livro , por motivos vários não me é possivel estar presente , no entanto no preciso momento em que estiveres a fazer o teu discurso, pétalas de rosa vão cair sobre ti , sou eu, que venho para te desejar toda a sorte e deixar-te um abracinho muiiiiiiiiiiiiiiito cariiiiiiiinhoooooooo

Beijoca muito grande
:)
Cláudia


“E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4, 35- 41)

Mares d'Alma" um reflexo desta presença amiga de Alguém que, assim como e, uma vez entrado no meu barco, se sente acolhido, e aconteça o que acontecer, eu tenho a certeza de que Ele mesmo dormindo, esta a frente e me conduz; Se o chamo pelo seu nome, sempre me responde; não hesita a mostrar - se admirado pelo pouco conhecimento que manifesto ter dele no momento em que as ondas do mar da minha alma parecem querer afundar o barco da minha frágil existência; mas este meu Amigo, com o poder do seu Amor , transforma as ondas das minhas duvidas, dos meus medos em melodiosa harmonia e, abraçando-me, diz-me baixinho: "Não Me Conheces?" E tudo se torna calmo , e então ele diz - me confiante," Mais além! Lança as redes!"
Parabéns Elsa!
Natália
(Londres)




Quando li pela primeira vez um poema teu, descobri que ele só podia ser teu, isto é, descobri por detrás de cada palavra uma pessoa, tu.Por isso, amiga, sê sempre tu por detrás de cada palavra que escreveres!Vai e vem, como ondas no Mar de Deus. Traz e leva, Traz-te e leva-te.Ahhh, e conta comigo quando faltar o "sal"


Jorge Castela – Santa Marinha….Hoje em Coimbra….





RS Thomas escreveu que «o fim do viajar não é chegar, mas regressar a casa carregado com o pólen que deves trabalhar no mel de que a mente se alimenta.»






Nini,Agradeço-te do coração e reconheço a coragem de assumires estes belíssimos poemas - vivências que escondias sob pseudónimo. Bem hajas por partilhares o mel que fabricaste nas tuas viagens pelos sete Mares e marés d’Alma. São energia para a mente e sobretudo para o coração.Bjtx do teu missionário



A Cátia vai estar presente...mas enviou-me já a sua mensagem!

Conheci a Elsa por acaso, através das suas palavras, que foram visita constante para mim e que me tocavam cada vez mais fundo. Um dia comentei com ela que todo aquele sentimento fazia-me, também a mim, estar mais próximo de Deus, de um Deus que eu me tinha afastado, mesmo tendo crescido com Ele. Foi com ela que eu redescobri Deus com uma intensidade que não contava. Passámos momentos de grande partilha e descoberta de Deus que nos aproximou para sempre. Agradeço-lhe de coração por tudo o que me mostrou, por tudo o que ensinou, pela força, pelas palavras, pela atenção e pelo amor que me dedicou, nesses dias e sempre. Dizem-me constantemente que nada acontece por acaso, e sei também que não é por acaso que escrevo estas palavras, para este momento que se aproxima que é o lançamento do Livro Mares d'Alma, um livro onde nos é mostrada uma Alma que vai para além do espaço e do tempo com uma grandiosidade que nos toca a todos. Este era um sonho que a Elsa tinha e que se torna agora realidade. Mas como poderemos não estar de coração aberto para o receber se ela sempre o esteve para nós e mesmo para o outro, para todos aqueles que nunca chegaremos a conhecer o rosto? É através destas palavras que quero felicitar-te por esse coração lindo que tens, por toda a partilha e disponibilidade que tens para com todos nós e para com as grandes causas… Quero felicitar-te também por nos ensinares o que é lutar por um sonho até o realizar. Já dizia Fernando Pessoa: Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce... Parabéns!




A Natália também vai estar presente...mas também já me presenteou:

MULHER DO MAR…
Doce sonhadora,
Assim a imagino…
Eleva alto as palavras sonhadas
Sopradas ao vento em dias luminosos
Cantos de mar, de ar, de sol, de terra mãe…
Elementos que te nutrem
E te elevam como nuvens
Doces palavras desejadas
Sussurradas em noites de luar
Ao som de melodias vegetais, de cheiros nocturnos…
Do adejar da folhagem que se rende
Nestes belos tons Outonais
Sem procurar rimas bonitas
Apenas libertar sentimentos
Assim te imagino Elsa
Sem máscaras, sem rede e sem medo
Apenas vibrar ao som da cadência da vida
Acelerada, mais ou menos sossegada
Mas espírito livre que se leva
Acima dos Ses e dos Porquês
Sem filtro e transparente
Hoje te revelas assim
Aos teus amigos reais
Presenciais ou virtuais
Como uma artesã das palavras
Sentidas… sonhadas!




Natália Escada

E outros que o fizeram já manualmente... os meus pais, a Lídia, a Claúdia a Pequerrucha!




A todos de coração o meu obrigado...sinto-me pequenina para tanto AMOR!



E...está quase na hora!!! Depois conto-vos tudooooooo!