domingo, 28 de dezembro de 2008

O Prefácio de Mares d'Alma

Por Jorge Castela:
Prefácio

"E assim acontece este mar

“Mares d’Alma” acontece no mar alto, onde as águas se misturam, onde o infinito de Deus se cruza com o desejo de infinito da autora, Elsa Sequeira.
“Mares d’Alma” acontece no mar alto da sua vida, numa idade que já reuniu as experiências necessárias para ter vontade de as espalhar pelos ventos e pelas marés. São os ventos onde voa a sua imaginação. São as marés que ora a enchem de alegria ora lhe levam a mesma cor da alegria.
Não quero arvorar-me de autoridade para fazer análises psicológicas, mentais, espirituais ou afectivas. Limito-me a interpretar literariamente as palavras que escreve a partir do conhecimento que me chega através de uma amizade de poucos anos, mas de muitas palavras, escritas e partilhadas.
Não é ao acaso que o livro se chama “Mares d’alma”.
Quem conhece a autora sabe que ela contém um “turbilhão” dentro de si, algo que hoje é assim e que amanhã vai mais além. Ela assume a vida com altos e baixos, dores e alegrias, problemas e soluções, crises e capacidades, loucuras e clarividências. Mais do que procurar um sentido na vida, ela procura sentir a vida. Por isso sente tudo consoante a sua circunstância. Por isso sente tudo de forma intensa e tudo acontece como no mar. Tudo acontece nos seus poemas com silêncios, tempestades, murmúrios, sonhos, naufrágios, salvamentos e muita vida, uma vida feita de seres que quase ninguém conhece a não ser quando mergulha nas profundezas desse mar.
Porque a sua vida é um “turbilhão, nunca este livro se poderia resumir num “Mar d’alma”

“No mar me perco
e no mar me encontro,refúgio de todas as horas!”
(poema “Encontrarei…”)

Quem não a conhece, pode perceber os “mares d’alma” na repetição constante de palavras com significados diferentes e com emoções diversificadas, descobrindo assim que o sentir e pensar da Elsa Sequeira é um constante vai e vem. Tal como as ondas.

“é aqui que venho,
todos os dias
lançar as minhas emoções,
peço-lhe que as leve
e que as traga,”
(poema “Espalhando emoções”)

Pode parecer que a autora possui uma personalidade paradoxal. Mas é, na realidade, uma personalidade rica, que nas palavras deste livro encontrou a forma mais natural de dizer e de descobrir quem é: “caminhar”, “chorar”, “palavrear”, “existir”, “encontrar”, “ser”, “navegar”, “desenhar”, “escrever”, “ver”, “sentir”, “passear” são alguns dos muitos verbos que aparecem substantivados ou em diversas conjugações verbais e que demonstram o seu anseio em descobrir “para quê e porquê?”, “com quem e para quem?”, “como?”.
Ela faz uma viagem pela existência, mas uma viagem que se faz mais nas águas que nas terras, que se faz mais a voar que pisando terra. Uma viagem de vai e vem. Tal como as ondas.

“que vai e vem”
(poema Livre…)

Por isso, mesmo quando não lemos “ondas”, sentimo-las em cada poema deste “Mares d’alma”. Por isso muito silêncio e muitas palavras. O vai e vem constante de palavras, gestos, emoções, sentimentos. Ela tanto pensa assim como pensa mais além. Por isso encontramos neste mar os “Mares d’Alma”. Por isso o seu encontro consigo mesmo está neste mar.

“Não me lances à terra
Lança-me ao mar
Porque aí quero renascer…”
(do poema “Quando eu partir…”)"

Jorge Castela, Padre – Diocese da Guarda -

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um presente!

Partilho convosco um presente que recebi, sinto-me pequenina para tanta "coisa"...mas, é um presente e eu recebi-o de braços abertos e com alguma emoção...


"Palvras soltas sobre o belo "Mares d'Alma"
Não vou exagerar. Sem elevações e baixos. Vou ser sincero e muito solto

Belo "Eu"..."Eu" que voa pela imensidão se entregando ao vento, de forma despreocupada e ... yes freedom! "Eu" que caminha -na procura- pelos seus pensamentos até à alma, até à paz. "Eu" que pega no aprisionamento da mente (pensamentos e vida) saltando para uma experiência rica e liberdade mais aromática.

Linda Elsa passeando descalça pela praia vendo seus pés sentindo a maresia da areia fina e delicada.(...)Sorrisos, lágrimas, cores, muitas cores...pretas e azuis...assim pinta o quadro da vida, da sua vida (Elsa).Silêncio da saudade trespassando as muralhas...gritando à alma: "não vás passado, n vás saudade...eu sou porque fui e serei pq sou!" medo libertador na/pela luz...


Linda união entre Elsa e o Mar...lindo fio...Amor e Dor.Muitas vezes há uma troca de tempos-espaços...a Elsa é o Mar, e o Mar a Elsa, "o mar que quer beijar a areia no beijo fugidio..."(pag.28) ... (esta troca é fenomenal)

Elsa, perfume...maresia, crianças, sorrisos, sonhos...Happiness! Natureza tocante, azul fascinante. procura.

Adoro a triologia patente no livro, Elsa-Mar-Deus. Triologia intensa.A humilde Elsa que caminha sendo ela, sendo sempre ela, mesmo quando a incompreensão beija a solidão.Partilha, Altruísmo, Amor...brilham na alma de Elsa.

Elsa, peregrina sem medo...!(...)A felicidade estampada em Elsa no sentimento da fina areia. O consolo da luz no gelo da noite.O encaixe mais profundo, revejo a Elsa na Lua e no Mar.

Vento que toca e deixa ser tocado, que vai e volta. (lindo)´ (aparte: de momento ouço Madredeus...e como bate profundo na minha mente...sinto a Elsa correndo pela praia alegre, cheia de luz, com as crianças...o mar sorrindo...e Deus chorando)

Mesmo perdida não deixa de procurar. Corajosa Elsa.Lágrimas que caem lentamente pelo recomeço. Ohh no...Recomeçar do zero? Ohh não...! Abraça-me Mar, abraça-me...!Angústias! Leva-as meu querido azul companheiro.Caminho na solidão e dor, mas caminho (sim caminhas peregrina, sim és corajosa dear Elsa).

Grito pela compreensão...sinto que sou muda, mas grito na mesma...!

Coração magoado pela perda dos sonhos. Onde estão os meus sonhos. Onde...!...please...(procura incansável sem retorno...)

Antes do meu bom Pai chamar quero que me abraces profundamente (meu) querido azul.

Primavera de conforto. Sorriso. Cores. Criança embalada no colo (de Elsa). Alegria fustigante estampada no seu rosto.

Desistir? No!! Não! Deus protege-me. (Deus te protegerá sim, és uma 'menina' que Ele adora imenso). Ele acalmará as tuas... "emoções galopantes" (pág. 81)"

...um sorriso que vale mais que um diamante e uma esmeralda menos que uma palavra, e duas mãos unidas muito mais que o ouro..." - Belo, belo...como é lindo tua alma Elsa...! Fascinante...!

Rendo-me.(...)Coração que sofre pelos anjinhos de Darfur. Deus não os esquece dear Elsa.

My son, I love you! Meu sangue, meu queridinho...meu filho. (linda prenda Deus te deu, uma dádiva que tu Elsa abraças com todo o amor).

Admito sem reservas, fiquei muito emocionado com a leitura deste livro da querida e amável Elsa, de tal modo que meu coração pingou pelas folhas 22 e 34.(...)

Termino dizendo, "Sonho que o Mar deitou à terra, a nós...!", obrigado Elsa, muito obrigado. Linha temporal:Deus-Elsa-Vida-Mar-Vento-Lua-Criança...!

Porra, um livro que me tocou muito...! Porra um livro que deixou um desejo irresistível de estar, ver, sentir o Mar.Choro Elsa, acredita, choro e invejo-te! És um ser humano indescritível.

p.s. sorry pelo meu pacato e errante comentário."
Obrigado Paulo!
By Paulo Fontes

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mares d'Alma já chegou ao Brasil!!!!


"Elsa, Ontem fui buscar um pacote no correio. Imagina qual foi a minha surpresa receber o teu livro! Ao chegar em casa, pude ler Mares d'Alma com os olhos e com as mãos. Apreciamos muito a tua dedicatória. Senti-me lisonjeado com o convite impresso para o lançamento, apesar de eu obviamente não ter podido ir. Muito obrigado! Beijos," Felipe Fanuel

Obrigado Felipe!

**

A Paula também já leu Mares d'Alma

e deixou-me as suas palavras:

"Confia em ti...

Naquilo que és...

Naquilo que pensas

Naquilo que sentes...

Naquilo que precisas...

Acredita no teu valor.

valoriza o teu EU...

Porque tu serás sempre TU!

Adorei o livro, Parabéns!"

Obrigado Paula!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

As opiniões dos que já leram Mares d'Alma!



O António Ricardo continua a surpreender-me...
Aqui ficam algumas fotos!
Aproveitou também para tecer
o seu primneiro comentário a Mares d'Alma:
"Quanto mais leio Mares d'Alma ...
mais gosto do que escreves
e fico grato pelo dia que "te" descobri..."
António Ricardo
A Glória também já me enviou o seu comentário...
"Gostei muito! Nele vejo o Mar além de todo o mar...a lonjura além de todo o horizonte...o Vento forte e a Brisa suave que parecem não só nascer dentro de ti, mas também te envolvem, te desgrenhamos cabelo e escorregam das tuas mãos para o papel, dando-nos notícia de Sentimentos e Vida onde o Amor é "marca d'água"...
Por imaginar que o teu livro seria tudo isto, por aquilo que já ia lendo no teu "blog", é que me dispuz a fazer uma viagem de regresso a casa, percorrendo os dois catetos de um "mapa" em vez de usar a hipotenusa...mas valeu a pena porque pude abraçar-te e à Cátia e ter o privilégio de trazer "Mares d'Alma, ainda fresquinhos e a saltar...beijo...Glória

Ps ...é que a Terra é redonda e todos os caminhos vão dar onde a gente quer...desde que nos disponhamos a percorre-los..."
A Paula Raposo, também já leu...
"Já li o 'mares d'alma'.
Simples e com sentimento
como deve ser a Poesia.
Gostei imenso.
Continua...
Muitos beijos"
Paula

Agora é a vossa vez!!!
Conto convosco!!!

Obrigado por todo o vosso carinho!
Ah! E continuem a surpreender-me!!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Alegria da Chegada!


Alguém hoje quis registar o momento da chegada de Mares d'Alma...




"Olá
Hoje, recebi o teu "SONHO", quando depois de almoço me dirigi à caixa do correio ao ver o teu livro, fiquei tão contente e disse para comigo : "Obrigado meu DEUS, existem pessoas boas e amigas sem mesmo nunca se terem conhecido" a minha "Alma" ficou tão leve e serena e fui para o local ( o meu MAR) onde quase todos os dias (sempre que posso) vou repousar e ler um pouco, mas desta vez foi aí que inaugurei a leitura do teu livro, bem haja..... (...) Entretanto vou te enviar algumas fotos que tirei aquando a minha "inauguração" do Mares d'Alma..."










Obrigado António Ricardo!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Olhares sobre Mares d'Alma...



"Mares d'Alma", é um retrato fiel do "poeta espontâneo", abandonado ao fluir inesgotável do que o coração dita, onde as palavras saltam como por magia e vão-se fixando no papel, imunes a todas as "vírgulas" da vulgaridade.
É uma espécie de espelho, através do qual se vislumbra o que dentro de nós existe de mais profundo e de fluente: espanto, alegria súbita, pranto e desassossego.
Os mais esquivos ou mais teimosos dos nossos silêncios e tudo o que, sob o signo da inquietude "arde" na nossa alma, ganha expressão em cada um dos poemas da Elsa Sequeira.
Dr.Correia , Jurista


Uma das coisas que mais me espantou quando comecei a navegar no mundo dos blogues foi encontrar tantos blogues de poesia e alguns com tanta qualidade. Encontrei - e continuo a encontrar - pessoas anónimas que escrevem poemas lindíssimos nos seus blogues, ao nível do que melhor se fez e se faz na poesia e na literatura em Portugal! Poemas que poderiam rivalizar - no bom sentido - com os maiores poetas e autores de poesia de língua portuguesa... E não estou a exagerar se disser que os poemas da Elsa estão entre os melhores - mas mesmo os melhores - que encontrei neste mundo virtual!

José Alex Gandum, Jornalista


O mar, sempre o mar, a água à qual pertencemos, as palavras ordenadas… quem já teve o privilégio de privar deste fluir de sensações interiores feita escrita, já não há nada a dizer, aos outros, simplesmente saboreiem e bebam deste explodir de sentimentos puros que este livro nos transmite em cada palavra, cada frase, cada poema, cada MAR D'ALMA.
Carla Nunes, Administrativa
In - Mares d'Alma -

sábado, 6 de dezembro de 2008

Descobrindo Mares d'Alma!



(Clika na imagem para ler)




Vou também deixar o 1º poema de
Mares d'Alma que foi dado a conhecer
ao público...declamado
pelo Rui Rodrigues
no dia da Apresentação:

Hoje, só hoje


Hoje quero estar em mim
e para mim
na linha ténue
de um desejo,
ergo-me
e agito-me
grito e
calo o mundo!
Quero ouvir-me
paro o sol
e vejo a noite
que hoje
e só hoje
é minha...
Fico no fundo de mim
flutuando
no momento quieto
em que um frémito
me invade
e sinto o estilhaçar
de um desejo
longínquo
e oiço
parada
silenciada
as vozes que se calam
para ouvir
a tua voz…

E... algumas imagens do maravilhoso público que esteve presente:








quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O meu discurso!

· É com muita emoção que vejo este salão repleto de rostos amigos, obrigado por terem vindo!

· Mares d’Alma, já nasceu! Mares d’Alma é o sonho que acalento desde criança…e hoje o sonho é tornado realidade…e vós sois testemunhas! Foi um longo caminho…de risos e de lágrimas, de felicidade e desespero, de forças e fraquejos, de amar e amar … e de rostos…muitos rostos que foram passando na minha vida e que de algum modo a foram marcando…Nos meus poemas…não encontrareis a palavra Deus…mas Ele está presente em cada um…basta ler com atenção!

· Os agradecimentos estão todos aqui (mostrar livro), mas não posso deixar de agradecer À A.C.S.R.F.R. na pessoa do seu presidente – José Luís Pires – que acreditou e assim foi possível erguer a obra, juntamente com os apoiantes do projecto – IPJ e Câmara Municipal!
Ao filho e marido, meus pais, ao Sr.Pio que semjpre em tempo record
respondia a todas as minhas solicitações fotográficas, ao Luís, que tem
uma cultura diferente da nossa, ele é Inca! Mas colaborou também
através das suas pinturas, e aqui ficou provado que as diferenbças
nunca separam, mas só enriquecem! Agradeço ao Padre Rui
Rodrigues que magnificamente apresentou Mares d’Alma, ele que é o
autor do epílogo;
O meu agradecimento também para o autor do Prefácio...o
"aperitivo" de Mares d'Alma, mas também a sua análise
“milimétrica" levada aos mais ínfimos pormenores de uma forma
espectacular foram conduzidos pelo Padre Jorge Castela, que é padre
na Diocese da Guarda, é o responsável da Pastoral Juvenil da Guarda,
elemento da Banda Jota, mas acima de tudo é um Amigo que quis
embarcar neste Mar!!! Ele não esta presente, porque esteve em
Coimbra no Festival Nacional da Musica de Mensagem!

· Mares d’Alma tem apenas um poema dirigido a uma pessoa que todos a podem identificar…o meu Filho Tiago…palavras… para quê?

· Mares d’Alma…é abraçado por esta paisagem lindíssima que se chama Rejaf…”Um sítio paradisíaco” situado em Juba no Sul do Sudão – África – o seu Autor - José Vieira – encontra-se lá em Missão, é Missionário Comboniano e meu amigo pessoal, e possivelmente a pessoa que mais acompanhou e me entusiasmou em cada poema meu… a ele devo também muito deste momento e quero deixa-lo aqui expresso!

· Mais uma vez obrigado a todos!

Nomeadamente à Cátia que veio de propósito de Sintra, para participar neste momento, ela que tem estado ali a trabalhar! Foi ela também que ajudou na elaboração dos power points que visionamos!

· Já falta pouco para todos vós abraçarem Mares d’Alma!


Elsa Sequeira
Retaxo, 1 de Dezembro de 2008



terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um pouco do Lançamento de Mares d'Alma...



Estava muito frio...mas ainda assim muitos foram os meus amigos que quiseram estar presentes, que quiseram ser testemunhas desde momento de felicidade, do concretizar o meu sonho!!

Muitos que eu não via há imenso tempo...mas que naquele momento...estavam presentes! Fiquei muito feliz e até emocionada pela moldura humana!!





A mesa foi composta por (da esquerda para a direita):


- Drª Fernanda - representante do Delegado Regional do IPJ


- Drª Cristina Granada - Vereadora da Cultura -


Representando a Câmara Municipal de Castelo Branco


- José Luís Pires - Presidente da Associação C.S.R.F.de Retaxo


- Eu...


- Padre Rui Rodrigues - Apresentador de Mares d'Alma


- Henrique Tomé - Secretário e representante da Junta de Freguesia de Retaxo


Como podem verificar...

Na mesa não havia um único livro...

Nem na mesa...nem em qualquer sítio visivel...

Não Havia LIVRO????

Mares d'Alma chegou...pelas mãos do meu Filho Tiago,

ao som da música - The Mass - do Grupo Era, e iluminado

por duas tochas que brilhavam na escuridão,

pelas mãos da Ana Tomé e da Marisa!
Foi um momento muito forte...

que se viveu...logo no início!!

As emoções subiram de tom...

e, eu...recebia das mãos do meu tesouro

Mares d'Alma e rosas!


E...foi com muita emoção que mostrei aos presentes...

o rosto de Mares d'Alma!!!

E...depois de distribuidos os livros pelos presentes na mesa,

foi altura de viosnarmos o power point

com a mensagem dos amigos ausentes!

E...seguiram-se os discursos!




Henrique Tomé...




José Luís Pires...






Drª Cristina Granada...

Drª Fernanda...




E...a apresentação do meu livro...pelo meu AMIGO - Rui Rodrigues - !

Que o fez de uma forma maravilhosa, usou analogias magnificas para

situar Mares d'Alma...a mim e aos meus poemas!!

E surpreendeu-me ainda com a declamação de um deles

- Hoje só hoje -

Obrigado Rui!!

Estiveste 20 estrelas!!!


(A foto do meu discurso publicarei posteriormente,

porque neste momento ainda não a tenho trabalhada...

para vos compensar, publicarei nesa altura o meu discurso...)


Foi então altura de seguirmos para o pequeno "espectáculo"

com artistas magnificos...OS AMIGOS!!



Declamação do poema - Por ti...paro um pouco -

por Natália Escada!



O homem do leme...pelo João Pedro -



Declamação do poema - Quando eu partir -

por Helena Pinho!


Nesta altura as palavcras de apreço, estima e amizade do Nuno,

em representação do Corpo de Escutas 624 de Cebolais de Cima,

e seguiu-se também por eles - Coro de Stª Cruz - o tema

- Voa bem mais alto -


Declamação do poema- Mansão do silêncio -


por Cátia Azenha -


( A Cátia foi a menina que me ajudou bastante na elaboração


de todos os powers points e esteve sempre de serviço, durante a festa!


para além de ter vindo de propósito de Sintra para este momento...


Obrigado Cátia!!!)


Entretanto houve um momento musical composto pelo Rui Alves,

gravado em cd...

Foi a adpatação do meu poema - meninos do Darfur -

Obrigado Rui!

Que no final foi declamado pelo José Luis Pires!



(Entretanto...também falta a foto do momento musical

oferecido pelo Rui Rodrigues...publicarei em breve!)



E... parece que estavam terminadas as surpresas...

quando um certo menino...

que passou o fim de semana a dizer-me

que iria para Coimbra no Expresso das 18:30...apareceu...

e eu disse... - Eu sabia que ias cá estar!!! -

E juntamente com - outros Caminhantes da Paz -

Aparececeram...com discurso, cheio de carinho e amizade, e com um ramo de flores


para a "patroa"!!



Foi também um momento de grande emoção...


pois com eles partilho parto da minha vida!


Mas...ainda havia mais surpresas...



O meu marido - José Luís -

oferecia-me uma caneta...

e um cartão que me emocionou tanto...

que o tornei publico naquela altura...

pedi-lhe licença, claro!

E o Cartão dizia...

"Parabéns, pela tua 2ª Obra Prima...

estou orgulhoso de ser o pai do teu filho!"


E... depois...acabou-se a boa vida..

ahahaha!


Foram autografos e mais autografos,
tantos que fiquei com dor no pulso!
Foi maravilhoso!!
Não poderei jamais esquecer este dia!!
Agradeço de coração a todos que participaram, quer no livro,
quer nos bastidores do programa, na realização do programa,
e a todos que estiveram presentes!!!
(Faltam ainda muitas fotografias...
Entrega dos livros aos mesu pais
e a todos os que participaram, entre outras!!!
Mas, publiquei já as que tinha pois sabia-vos desejosos de ver algo!!)
Continuarei logo que possive!
**
Aproveito ainda para vos informar que
Mares d'Alma tem o preço de 7 €
e pode se rencomendado ou para o meu mail pessoal